Categorias
INFORMATIVO

Bloco De Concreto

Na fábrica, o cimento, agregados, água e aditivos são dosados e misturados de forma controlada para garantir a resistência de bloco de concreto. Existem blocos de concreto estrutural de várias formas e dimensões, como canaletas, vigas, elementos de travamento etc.

Dentre eles, um dos que está ganhando mais visibilidade é o bloco de concreto estrutural. Os blocos de concreto, quando apresentam função estrutural, conferem certa limitação ao projeto de edificações residenciais multifamiliares.

Para uso em vedações como bloco comum, respeitadas suas particularidades, podem ser usados até mesmo em obras de grande porte como shopping centers. Já em pavimentação, podem ser usados tanto no entorno das edificações, como em calçadas, praças e vias públicas. Blocos de concreto são componentes usados pavimentação, vedação vertical ou podem possuir função estrutural.

Isso faz com que haja uma perfeita modulação do seu projeto, evitando quebras e cortes desnecessários, aumentando a produtividade e reduzindo desperdícios. O bloco de concreto estrutural é produzido com medidas extremamente precisas, o que reduz a aplicação dos revestimentos e desperdícios causados por quebras.

Por isso, embora esse material possua um valor mais elevado quando comparado aos blocos cerâmicos, por exemplo, seu custo em uma obra tende a ser mais baixo já que haverá menor uso da argamassa de revestimento. Os blocos de concreto estrutural também são compostos por furos, feitos de forma vertical, que facilitam a passagem dos sistemas elétricos e hidráulicos.

Por essa razão, não é preciso se preocupar com muitas quebras ou cortes nas paredes para realizar uma obra completa. Ao utilizar os blocos de concreto em grandes dimensões, é possível construir paredes bem niveladas e com excelente alinhamento.

Resistência dos Blocos De Concreto

Nesse sistema de construção, não é necessário fazer colunas e vigas de concreto. Os blocos de concreto, com resistência superior a 4,5 Mpa, suportam todas as cargas da edificação. Atenção, os blocos de concreto com fundo não têm norma da ABNT e estão em desuso.

Formas Sextavada

Por ser um concreto aerado, o bloco de concreto celular possui uma densidade menor do que os blocos de concreto comuns sem perder algumas propriedades de resistências.

Os blocos de concreto celular autoclavado são produzidos de cimento, pedra calcária, pó de alumínio, água e areia. O pó de alumínio tem função de expansor, formando bolhas de ar nos blocos ao longo de sua produção.

Os blocos de amarração utilizados chegam a possuir comprimentos de 34 a 54 cm para melhor acomodar a união das paredes e os grautes. A utilização de blocos de concreto de vedação exige a construção conjunta de estruturas como pilares, vigas, pilaretes e cintas de amarração.

Sozinhos os blocos não são capazes de suportar as cargas da edificação ou muro. Como o próprio nome já diz, os blocos são feitos de um concreto especialmente desenvolvido para esta finalidade.

O Que Precisa

O não atendimento aos requisitos normativos indica que os blocos possam ter o seu assentamento prejudicado, ou afetar a resistência ou a durabilidade da construção.

Já os comprimentos variam de 11,5 a 54cm conforme a família e o tipo de bloco. E mais, por ser aerado, o bloco celular proporciona conforto térmico maior do que os outros tipos de blocos de concreto.

Tudo isso com muita rapidez, otimizando, assim, o tempo de execução da obra. Atualmente, no mercado de construção aditivo paredes de concreto civil, existem inúmeras opções de materiais para quem está planejando construir ou reformar.

Mais detalhes sobre reboco

Deixe um comentário